inspecao-carro-usado

Como funciona a vistoria veicular antes de comprar um carro usado?

Comprar um carro usado não é um processo simples e muitos têm dúvidas em torno da futura aquisição. Para evitar futuros problemas, um dos passos que o comprador deve priorizar é a vistoria do automóvel.

A medida não é apenas um cuidado que se deve ter com o carro, mas também uma obrigatoriedade em caso de venda (o laudo é necessário para transferir um automóvel), mudança de categoria, reparo de média ou grande monta e quando seu registro muda de cidade .

Além da obrigatoriedade, quais são os benefícios da vistoria e quando fazer?

O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) aconselha que os novos proprietários de carros usados realizem a vistoria antes de pagar o valor ao proprietário. Isso porque, com o documento, o comprador tem uma garantia de que o veículo é exatamente o que o vendedor alegou ser, já que a vistoria fornece todas as informações resultantes da análise, além de fotografias.

José Roberto Reis, sócio-diretor da franquia de vistorias Supervisão, explica: “Com o laudo em mãos o comprador consegue evitar diversos problemas, como cair em um golpe, adquirir um carro esteticamente abaixo de suas expectativas ou com reparos estruturais significativos que, no futuro, possam aumentar o risco dos ocupantes em um eventual acidente.”

Além disso, nem sempre é possível checar o estado do carro durante a compra, especialmente quando a negociação é feita pela internet. “Em casos de compra online há muitas formas de fraudes, que vão desde ser oriundo de roubo ou furto ou até mesmo não existir. Os portais especializados nessas negociações possuem ações para minimizar esse risco, porém a vistoria traz mais segurança ao negócio”, afirma Reis.

A realização da inspeção também evita que o novo condutor seja enganado ao adquirir um carro em leilões (principalmente de forma online). Nessas transações, os automóveis, muitas vezes, têm alterações ou defeitos — que devem constar da sua descrição. No entanto, se isso não for feito, esses problemas são identificados nas vistorias.

A vistoria pode ser feita pelo Detran do estado ou por empresas credenciadas pelo órgão (Foto: Christian Castanho) — Foto: Auto Esporte

O procedimento pode evitar ainda possíveis multas para o novo dono do carro, de acordo com Reis: “Em casos de irregularidades, o proprietário poderá ser penalizado ou até ter o carro apreendido. O laudo garante que o veículo está regularizado”.

Onde solicitar a vistoria?Não é qualquer empresa de vistoria que pode realizar o procedimento. O laudo deve ser efetuado pelo Detran do estado em questão ou por empresas credenciadas pelo órgão de trânsito, chamadas ECVs.

Compartilhar esse post